Últimos assuntos
Área OFF - Postagem LivreSex Mar 04, 2022 9:33 pmHanda
Modelo de FichaSex Fev 18, 2022 1:11 pmHanda
Aventura - O Tempo Passa...Ter Dez 07, 2021 7:47 pmKyo
Combate - Handa Vs HanzoTer Dez 07, 2021 2:30 pmHanzo
Aventura - Caminho do NinjaTer Dez 07, 2021 2:18 pmHanzo
Missão - Escolta, O AprendizSeg Dez 06, 2021 9:49 amHanda
HonchoSeg Dez 06, 2021 9:38 amHanda
Missão - Recrutar, Clã RenegadoSeg Dez 06, 2021 9:37 amHanda
Combate - Akasa Vs TakeshiSeg Dez 06, 2021 9:35 amHanda
Combate - Shen vs KyraSeg Dez 06, 2021 9:32 amHanda
Criações: YamataTer Nov 16, 2021 8:52 pmOjisan
A Ilha das TrevasTer Nov 16, 2021 10:06 amAtsuko
Mural de MissõesTer Nov 16, 2021 9:57 amHanda
Aventura - StanSáb Nov 13, 2021 4:34 pmHanda
Criações: MakyuraSex Nov 12, 2021 7:26 pmOjisan
Shinobi do Mês

avatar

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Relógio


Moral Mokuami: 0
Moral Mogami: 0
Moral Utakata: 0


Ir para baixo
Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Finalizado - Coleta de Ervas

Dom Jan 10, 2021 7:29 pm
Trabalho - Coleta de Ervas

Você coleta o pergaminho contendo o trabalho disponibilizado na Divisão de Controle por Doca, então vai direto ao encontro da saída do vilarejo Utakata, estando diante da trilha que seguia para os bosques que compunham as cercanias da vila, pronto para iniciar a sua exploração...

Ervas Coletadas: 0/10

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;

Importante: Inserir os seguintes campos no final de seu post:

Ervas Coletadas: 0/10
Energia: 10/10



Pergaminho:


Última edição por Annyeong em Qui Fev 18, 2021 10:28 pm, editado 1 vez(es)
Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Dom Jan 10, 2021 7:49 pm

生活: 100 - 精神: 120

"Certo, então estou em busca de ervas... para que será que o Doca Precisa delas? Será que ele sabia algo de alquimia ou simplesmente usaria para vender os ingredientes brutos?".

Independente das dúvidas levantadas, precisaria conseguir as dez, e elas não iriam simplesmente brotar nos meus pés ou arredores, né? Olho de baixo dos meus pés por via das dúvidas, mas de toda forma, sigo caminho Utakata afora, desbravando os bosques, não gostava muito daquele lugar, era traiçoeiro, qualquer tipo de bicho podia aparecer naquele lugar.

Bom, conseguir ervas é uma tarefa demorada, mas talvez, este item possa me ajudar a encontrar, saco meu monóculo e ergo-o para cima, tapando o sol com sua estrutura e quase pude ouvir um som cintilante emitindo do mesmo.  Busco por pistas da localização das tais ervas.


Ações: • Caminhar ; • Busca: Ervas ; •  - ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 0/10
Energia: 09/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Dom Jan 10, 2021 8:00 pm
Trabalho - Coleta de Ervas


Finalizado - Coleta de Ervas GSNFK6X
Dificuldade: 10

Com grande sorte assim que você parte de Utakata, com seu monóculo consegue avistar num ponto estratégico, acima de um arbusto onde no horizonte uma colina distante se destacava, onde pelo seu ponto de vista, conseguiu enxergar a pelo menos uns vinte metros, três ervas verdes nascendo logo ao lado das raízes de uma grande árvore.

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;



Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Dom Jan 10, 2021 8:43 pm

生活: 100 - 精神: 120

Sagrada Izanami... consegui encontrar logo de cara! Mas que sorte!

Utilizo o monóculo ainda para olhar em volta, da última vez que me meti num lugar destes haviam lobos e noutra ocasião evitei por pouco os macacos... Não obstante, Caminho em direção às ervas encontradas para apanhá-las cuidadosamente, removendo-as pela raiz, "cavucando" na terra em volta delas e cautelosamente as removendo do solo. Dessa forma o Doca poderá replantá-las e não precisará mais ficar pedindo que as pessoas busquem.

Após a extração e o armazenamento correto das ervas, volveria a utilizar o monóculo para buscar mais ervas.

Ações: • Caminhar ; • Extrair ervas com cuidado ; • Busca: Ervas ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 3/10
Energia: 08/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Seg Jan 11, 2021 12:51 pm
Trabalho - Coleta de Ervas


Finalizado - Coleta de Ervas 6HU5jPN
Dificuldade: 10

Logo após coletar a sua primeira remessa de ervas, você utiliza o seu monóculo para continuar explorando pela região, olhando atentamente em todos os cantos mais próximos, porém, sem sorte. Infelizmente não aparentava haver mais nenhuma erva por aquela região...

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;



Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Seg Jan 11, 2021 2:25 pm

生活: 100 - 精神: 160

Hêêeee... mas que falta de sorte! Desta vez parece que as coisas foram um pouco menos favoráveis.. mas bem, seria pedir demais... talvez num outro canto eu possa encontrar um punhado exatamente como agora a pouco.

Meus ombros baixam e dobro a coluna pra frente, decepcionado, como se estivesse carregando um fardo, mas, obstinado, endireito minha postura para prosseguir. Observo a vegetação a volta do local onde havia encontrado as ervas, como se buscasse algum padrão existente no tipo de solo, sombras e vegetação em volta... talvez pudesse indicar o tipo de local que as ervas cresciam. Após a observação começo a caminhar no bosque procurando as plantas de que preciso, desta vez me distanciando mais do local inicial.

Ações: • Observar; • Deslocar-se ; • Busca: Ervas ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 3/10
Energia: 07/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Seg Jan 11, 2021 3:37 pm
Trabalho - Coleta de Ervas


Finalizado - Coleta de Ervas RaRPpP3
Dificuldade: 10

Com sorte, pouco tempo após partir do local anterior você acaba se deparando com mais uma erva próxima a um pequeno lago alguns metros adiante, numa região mais plana, sem a presença de morros ou colinas que possibilitava uma melhor visão a distância.

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;



Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Seg Jan 11, 2021 9:40 pm

生活: 100 - 精神: 160

Yoooshi, mais uma! Estou com sorte.

Novamente realizo os procedimentos de extração da erva, tomando cuidado para não danificar as raízes. Após realizado o procedimento, apanho meu Monóculo  e uso a estrutura plana da região para procurar detalhadamente ao redor por quaisquer presenças ofensivas, a principio, subsequentemente voltaria a buscar ervas

Ações: • Extrair erva; • Analisar local  ; • Busca: Ervas ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 4/10
Energia: 06/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 11:19 am
Trabalho - Coleta de Ervas


Finalizado - Coleta de Ervas OGUzRgf
Dificuldade: 10

Continuando a explorar, você novamente agarra o seu monóculo e observa atentamente os arredores, identificando mais uma erva numa colina elevada em relação ao ambiente em que estava, próxima a uma elevação rochosa natural.

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;



Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 12:26 pm

生活: 100 - 精神: 160

Contorno o ambiente para chegar até o topo da colina sem precisar escalar a mesma, isso daria um pouco mais de trabalho mas, não custava muito.

Novamente realizo os procedimentos de extração com cuidado e após a ação uso mais uma vez o monóculo para realizar buscas na região, contudo desta vez rastreando suprimentos no local.

Ações: • Locomoção ; • Extrair erva  ; • Busca: Suprimentos ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 5/10
Energia: 05/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 1:33 pm
Trabalho - Coleta de Ervas


Finalizado - Coleta de Ervas CE3zLsj
Dificuldade: 10

Você começou a explorar novamente pela região, localizando o que parecia ser um arbusto com amoras alguns metros adiante, você foi em direção a elas e aparentavam estar suculentas... Ao ingeri-las para recuperar suas energias, acabou descobrindo da pior forma de que eram amoras venenosas, vomitando quase que instantaneamente e sentindo sua pele coçar.

Hanzo: -10

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;



Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 6:24 pm

生活: 90 - 精神: 160

Argh... que nojo... mas nessa situação atual melhor por cima do que pelos fundos... não teria sido legal

Respiro profundamente, para me recuperar deste último fracasso... é melhor focar nas plantas, já estou na metade do caminho, não posso me dar o luxo de vacilar agora, grande ideia que eu tive de comer algo sem saber o que é... Dei um leve tapa na minha própria testa e escorri-o até o queixo, perplexo com a própria situação que eu me causei.  Após um período de espera, busco mais ervas na região.

Ações: • Locomoção ; •  ; • Busca: Ervas ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 5/10
Energia: 04/10 (-1)

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 7:04 pm
Trabalho - Coleta de Ervas

Finalizado - Coleta de Ervas IgGxsb4

Deixando aquelas amoras de lado, você acaba tomando um tempinho para se conformar com o infeliz acontecimento que poderia ter afortunado qualquer guerreiro explorador. O caminho adiante, se é que o vasto gramado por onde as árvores se espalhavam assim pudesse ser chamado, não lhe dava pontos de interesse, somente o repertório natural da paisagem florestal.

Você continua mesmo assim, descendo o morro gramado e pisando na terra despida. Haviam menos arbustos por ali, alguns barrancos compunham elevações na terra (como paredes em caminhos mais altos) e criavam algumas opções de caminhos. Num dos caminhos adiante, você observa mais uma erva verde: ela crescia na beirada de um barranco sobre uma trilha de terra e ao lado de uma árvore.

Sobre a árvore num galho mais distante e acima do barranco numa queda de pelo menos sete metros de altura, um brilho vagaroso refletia contra as folhas vívidas de primavera.



Considerações:
Busca: Ervas: Dificuldade 10

Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;

Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 7:17 pm

生活: 90 - 精神: 160

ôoh, mais uma! Faltam poucas agora!

Me aproximo com cuidado do barranco, esperava que o último movimento de azar não me fosse um novo padrão, então procuro não dar margem para o acaso. Realizo a extração da erva, igualmente cuidadoso, e utilizo o monóculo para observar a origem daquele brilho que de relance chamava a atenção.


Ações: • Extrair Ervas; •  ; • Busca: Ervas ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 6/10
Energia: 04/10

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 7:56 pm
Trabalho - Coleta de Ervas

Você guarda a sexta erva coletada junto com as demais, tendo percebido o brilho vagaroso que mal podia ser notado por apenas uma olhadela, foi necessário equipar-se com o monóculo para ver mais de perto e decifrar sua origem curiosa.

Havia um ninho pendurado sobre um galho dividido em dois e era ele quem dava berço para o brilho. Você nota sua cor esbranquiçada porém não havia nenhuma brecha naquele amontoado de lama e gravetos que lhe permitiam ver o corpo responsável.

A árvore era convenientemente estreita, fina e com galhos visualmente frágeis, sua casca era seca e esbranquiçada, possuído alguns buracos e marcas de degeneração, quanto à sua seiva, praticamente inexistente.




Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;

Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ter Jan 12, 2021 10:49 pm

生活: 90 - 精神: 160

Por algum motivo a curiosidade para descobrir a origem daquele brilho repentino grita mais alto do que qualquer outra coisa, contudo, o bom senso  não precisa gritar desta maneira, ele sutilmente cutuca meu cérebro agressivamente já me dando uma meia solução para um possível problema. Aquela árvore velha aparentava não aguentar nada, mas, não custava tentar, a queda era de aproximadamente 7 metros, um pouco mais, em caso de queda eu poderia utilizar meu gancho para minimizar a distância da queda e assim aterrissar com segurança.

Guardo meu monóculo e apanho meu gancho, deixo-o disponível para qualquer necessidade de reação, contudo, algo me vem a mente... olho a árvore de perto, analisando-a com cuidado e dou-lhe leves chutes, como se testasse a resistência da sua estrutura.

Ações: • Observação; •  ; • Chute  na árvore ;

Monóculo
Alcance: 30 M

Ervas Coletadas: 6/10
Energia: 04/10

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Qua Jan 13, 2021 12:19 pm
Trabalho - Coleta de Ervas

O impacto de seus pés contra a árvore a faziam estremecer, chacoalhando seus galhos e folhas que estremeciam com certa facilidade. O som do chute produzido era oco, vazio e até mesmo capaz de descamar parte das cascas desta velha árvore que pouco demonstrava vitalidade.

Suas raízes, por outro lado não eram aparentes, surgiam aos montes abaixo do barranco íngreme, porém longas e secas. Algumas folhas despencavam com os chutes, a sensação era de que estava, de fato, fragilizada (contudo intacta).



Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;

Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Qua Jan 13, 2021 8:28 pm

生活: 90 - 精神: 160

Apesar da fragilidade demonstrada, ela permanecia intacta com os chutes, talvez fosse possível escalar aquele tipo e se esgueirar até o brilho misterioso, mas vamos por etapas...

Seguro firme o gancho em mãos e procuro um galho mais grosso acima, para primeiro subir na estrutura da árvore e tentar ver a origem do brilho e talvez ir até o mesmo. Ao encontrar  um galho acima, rodopio o gancho e o arremesso em direção ao mesmo, no intuito de conseguir prendê-lo no galho e realizar mais um teste, puxando a corda com força, antes de tentar escalar.

Ações: • Observação; •  ; • Arremesso de Gancho ;

Gancho
Alcance: 10 M

Ervas Coletadas: 6/10
Energia: 04/10

Handa
Handa
Narrador
Narrador

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Qui Jan 14, 2021 3:20 pm
Trabalho - Coleta de Ervas

Você gira o gancho em torno de seu próprio eixo, segurando por seu cordão, antes de o arremessar a noventa graus acima de seu corpo, fazendo uma parábola sobre o galho antes de o atingir com a corda e girar mais quatro ou cinco vezes e ter suas garras fixadas contra a estrutura de madeira. O impacto estremecia a árvore e fazia algumas farpas de sua casca despencarem, assim como as folhas mais velhas e frágeis.
Você usa o seu corpo como peso, puxando a corda com os dois braços e sentindo certa firmeza, o gancho não parecia que escaparia tão facilmente mesmo que pusesse todo o seu peso na corda.




Busca: Ervas: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Rastros;
Busca: Suprimentos: Consume 1 Ponto de Energia para encontrar Suprimentos;
Descansar: Recupera 1 Ponto de Energia (Até 50%), porém fica exposto a possíveis inimigos;

Hanzo
Hanzo
Mogami Genin
Mogami Genin

Perfil Ninja
Vida:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M260/260Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (260/260)
Chakra:
Finalizado - Coleta de Ervas PFCeS3M480/480Finalizado - Coleta de Ervas XIT01SH  (480/480)
Arsenal:

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Qui Jan 14, 2021 7:53 pm

生活: 90 - 精神: 160

"Certo, deu certo... vamos lá descobrir o que minha curiosidade me trará"

Seguro com firmeza a corda, usando ambas as mãos e posiciono um dos meus pés no galho da árvore e começo a escalar a sua estrutura, um passo de cada vez, tomando o cuidado necessário, fosse para analisar onde piso quanto para verificar a estabilidade do gancho no galho. Já havia cometido o erro de ter comido aquelas frutas estranhas, não podia correr o erro de cair de bunda no chão, ficaria ridículo as roupas sujas de barro justo na parte da poupança... teria de lavar tudo antes de voltar pra vila, ninguém iria querer saber se era barro ou outra coisa.

Enquanto escalo, cantarolo na minha cabeça.
"Yohohoho, yohohoho Yohohoho, yohohoho [...]"


Ações: • Escalar Árvore; • Observação ; • - ;

Gancho
Alcance: 10 M

Ervas Coletadas: 6/10
Energia: 04/10

Conteúdo patrocinado

Finalizado - Coleta de Ervas Empty Re: Finalizado - Coleta de Ervas

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos